terça-feira, 6 de julho de 2010




Deixando as polêmicas em relação ao suposto motor de lado, o suíço Fabian Cancellara (Saxo Bank) venceu o prólogo do Tour de France 2010, um contra-relógio de 8.9 km na cidade de Roterdã, na Holanda.

Cancellara foi o penúltimo a entrar na pista e marcou o tempo cravado de 10min, batendo o alemão Tony Martin (Columbia) que manteve-se na liderança desde o princípio da prova. O britânico David Millar (Garmin Transitions) ficou em terceiro lugar, com o tempo de 10min20s.

No duelo dos favoritos ao título, o norte-americano Lance Armstrong (RadioShack) começou melhor. Armstrong marcou 10min22s e assegurou a quarta colocação. Já Alberto Contador (Astana) terminou na sexta posição; cinco segundos atrás de Lance.

O australiano Cadel Evans foi o 23º, Carlos Sastre o 70º, seguido por Ivan Basso (72º), o russo Denis Menchov ficou em 74º e Andy Schleck na 122ª posição.

Neste domingo será disputada a 1ª etapa da competição – um percurso plano de 223 km entre Roterdã e Bruxelas, onde Fabian Cancellara tentará permanecer com a camisa amarela.

Armstrong começa o Tour com pé direito. Norte americano ficou à frente de Alberto Contador no CRI.

Com um desempenho impressionante, Lance Armstrong (RadioShack) alcançou a quarta colocação no prólogo do Tour de France 2010.

O heptacampeão do Tour marcou o tempo de 10min22seg – 22 segundos atrás de Fabian Cancellara, mas conseguiu ficar à frente de todos seus rivais na luta pelo título. O espanhol Alberto Contador ficou em sexto lugar a 5 segundos de Armstrong, enquanto Andy Schleck marcou apenas a 122ª posição.

Questionado sobre sua performance, Armstrong disse: “Eu acho que ao longo da competição posso melhorar ainda mais. Tive a contratempos, obviamente, mas estou bastante satisfeito com o resultado.”

Lance Armstrong, que recentemente enfrentou sérias acusações de doping do ex-ciclista Floyd Landis, mostrou-se tranqüilo. O norte-americano é apontado como por muitos como usuário de substâncias proibidas desde 1999, quando venceu seu primeiro Tour.

"Foram dez anos, dez anos. Não é nada novo tudo isso. Alguma coisa? Fizemos exames nesta manhã", disse Armstrong. "Por anos, as histórias sensacionalistas - com base em alegações de pessoas de péssimo caráter - vieram à tona na véspera do Tour por razões de publicidade, é lamentável.”

Com 38 anos de idade, Armstrong acredita estar melhor fisicamente do que no último ano, quando retornou as competições e terminou em 3º lugar. Para ele, sua preparação - abdicando do Giro d´Italia e conquistando o vice-campeonato na Volta da Suíça- foi essencial para sua performance.

“Eu acho que estou um pouco à frente do que 2009, para ser honesto", disse Armstrong. "Há muitas diferenças em relação ao ano passado. Fiz o Giro, tive uma pausa de um mês, mas pelo menos este ano eu tive provas em junho. Fiz treinamentos e aprimorei meus tempos e a potência, estou feliz.”

Em relação ao futuro dentro do Tour de France, o norte-americano manteve a tranqüilidade. “São três semanas de prova. São muitas variáveis e um percurso durríssimo. Hoje tive um bom desempenho, mas não posso deixar de lembrar que alguns enfrentaram um percurso com chuva. Vamos aos poucos”, finalizou.

Contador satisfeito com o desempenho em Roterdã

Alberto Contador abriu sua participação no Tour de France com a 6ª colocação no prólogo de 8,9 km realizada na cidade de Roterdã, o que permitiu ao espanhol abrir alguns segundos sobre a maior parte dos concorrentes ao título da competição.

O líder da Astana ficou satisfeito com a participação. “Estou muito feliz com o resultado, estou bem”, resumiu o bicampeão do Tour.

Após analisar os resultados nesta abertura, Contador comemorou o fato de estar à frente dos seus principais rivais na luta pela camisa amarela, mas ressaltou que poderia ter tido um desempenho um pouco melhor. “Alguns acabaram tomando muito tempo”, citou, lembrando-se dos demais adversários.

“Prefiro perder alguns poucos segundos hoje. Não poderia colocar tudo a perder, o percurso estava molhado por conta da garoa, então fui cuidadoso e evitei qualquer risco de queda.”

Por fim, Contador falou sobre a diferença entre ele e Lance Armstrong; o espanhol marcou 10min27s enquanto o norte-americano cravou 10min22s, ficando na quarta posição. “ Estes resultados não significam muito para o restante da prova. As diferenças são mínimas”, finalizou.

Confira alguns resultados do prólogo inicial

Classificação Etapa e Geral

1 Fabian Cancellara (Swi) Team Saxo Bank 0:10:00
2 Tony Martin (Ger) Team HTC - Columbia 0:00:10
3 David Millar (GBr) Garmin - Transitions 0:00:20
4 Lance Armstrong (USA) Team Radioshack 0:00:22
5 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team 0:00:23
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:27
7 Tyler Farrar (USA) Garmin - Transitions 0:00:28
8 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack
9 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Professional Cycling Team 0:00:32
10 Linus Gerdemann (Ger) Team Milram