quinta-feira, 22 de julho de 2010

Imagens stage 17


Com chuva, Schleck vence etapa, mas Contador segue na liderança da Volta da França

Em um dos mais difíceis trechos da Volta da França, o público foi premiado com uma intensa disputa entre os dois primeiros colocados da classificação geral. Nesta quinta-feira, o luxemburguês Andy Schleck levou a melhor sobre Alberto Contador e foi o vencedor da 17ª etapa, entre Pau e Col du Tourmalet (174 km). No entanto, o espanhol se manteve na ponta.

Além das dificuldades impostas pela subida do Tourmalet (de 18,6 km, com desnível médio de 7,5%), os competidores enfrentaram outros problemas durante a prova. Ao contrário das demais etapas disputadas em território francês, eles encararam a chuva, a neblina e baixas temperaturas.

Com as piores condições, os ciclistas viram aumentar as chances de acidentes. Samuel Sánchez, terceiro colocado na classificação geral após a 16ª etapa, sofreu uma queda no trecho inicial e comprometeu suas chances.

O trecho final da subida do Tourmalet foi marcado pela disputa entre Schleck e Contador. O luxemburguês permaneceu à frente do rival e manteve a pequena vantagem até o final. O espanhol não conseguiu atacar o adversário e terminou em segundo.

Embora tenha perdido a disputa nesta quinta-feira, Contador segue na primeira colocação no geral. O espanhol, atual campeão da Volta da França, permanece com uma vantagem de oito segundos em relação a Schleck.

Nesta sexta-feira, os ciclistas percorrerão um trecho de 198km entre Salies-de-Béarn e Bordeaux, na 18ª etapa da Volta da França.

Veja a classificação da 17ª etapa da Volta da França:

1. Andy Schleck (LUX) – 5h03min29
2. Alberto Contador (ESP) – mesmo tempo
3. Joaquin Rodriguez Oliver (ESP) – a 1min18
4. Ryder Hesjedal (CAN) – a 1min27
5. Samuel Sánchez (ESP) – a 1min32
6. Denis Menchov (RUS) – a 1min40
7. Robert Gesink (HOL) – m.t.
8. Christopher Horner (EUA) – a 1min45
9. Jürgen van der Broeck (BEL) – a 1min48
10. Roman Kreuziger (TCH) – a 2min14

Confira a classificação geral da Volta da França:

1. Alberto Contador (ESP) – 83h32min39
2. Andy Schleck (LUX) – a 8s
3. Samuel Sánchez (ESP) – a 3min32
4. Denis Menchov (RUS) – a3min53
5. Jürgen van der Broeck (BEL) – a 5min27
6. Robert Gesink (HOL) – a 6min41
7. Joaquin Rodriguez Oliver (ESP) – a 7min03
8. Ryder Hesjedal (CAN) – a 9min18
9. Roman Kreuziger (TCH) – a 10min12
10. Christopher Horner (EUA) – a 10min37

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Espanhol vestiu a camisa amarela e tem 8 segundos de vantagem



A 15ª etapa do Tour de France 2010, um percurso de 187 quilômetros entre Pamiers - Bagneres-de-Luchon, terminou com a vitória do francês Thomas Voeckler (Bbox Bouygues). Porém, o que marcou o dia de hoje no Tour foi à atitude polêmica do espanhol Alberto Contador (Astana).

Contador aproveitou-se de um problema na corrente da bicicleta do, até então, camisa amarela Andy Schleck (Saxo Bank). O espanhol atacou no final da subida do Port de Balès, levando consigo o russo Denis Menchov (Rabobank) e Samuel Sanchez (Euskaltel).

Schleck, que possuía 30 segundos de vantagem sobre Alberto Contador, acabou a prova com 39 segundos de desvantagem para o espanhol, que vestiu a camisa amarela pela primeira vez no Tour 2010.

O bicampeão tentou amenizar as críticas por parte da imprensa e torcedores. “Eu havia atacado antes e não vi que Andy estava com problemas na corrente e tinha saído da prova. Eu soube aqui [apontando para a tenda onde os ciclistas aguardam a cerimônia]. Ele atacou primeiro e eu respondi. Ele o fez novamente e acelerei o máximo, e acabei não vendo”, justificou o espanhol que agora tem uma vantagem de 8 segundos sobre o luxemburguês.

“São coisas que acontecem durante a prova. Amanhã pode ser o meu dia de enfrentar problemas”, finalizou o ciclista pouco antes de subir ao pódio.