sexta-feira, 21 de maio de 2010

Armstrong recebe oito pontos, mas passa bem após queda na Califórnia

O norte-americano Lance Armstrong não sofreu nenhuma fratura após queda durante quinta etapa do Tour da Califórnia, realizada nesta quinta-feira. As informações sobre o estado do ciclista foram divulgadas pela sua equipe, a Radiosharck. O ciclista, no entanto, teve que ser levado ao hospital para receber oito pontos no rosto, logo abaixo do olho esquerdo.
Armostrong, heptacampeão da tradicional Volta da França, se envolveu em uma enorme colisão quando faltavam três quilômetros para o fim da etapa. O norte-americano também foi para o hospital para realizar um exame de raio-X, mas nenhuma fratura foi detectada.
Mesmo com o olho muito inchado e sangrando pelo corte no rosto, Armstrong conseguiu finalizar o estágio. Em seguida, o ciclista foi atendido pelo médico da prova, Ramin Modabber, e pelo doutor Dag Van Elslander, da sua equipe.
Os ciclistas estavam em uma estrada de duas pistas ao redor de Visalia, quando um competidor do grupo principal derrapou em um pouco de cascalho e caiu, fazendo com que os outros, incluindo Armstrong, batessem. Os demais atletas envolvidos no acidente não tiveram maiores problemas. O eslovaco Peter Sagan foi o vencedor da etapa.
A quinta-feira não foi nada boa para Armostrong. Além do acidente que o levou ao hospital, o norte-americano foi acusado por Floyd Landis de participar de um esquema de doping. Segundo Landis, sua história com doping começou justamente quando se juntou ao time do sete vezes campeão do Tour da França, a mais importante competição de ciclismo do mundo.
Em 2002, ele foi contratado pelo time US Postal Service e teve acesso a uma série de substâncias proibidas para melhora de performance. Landis conta que, no período, usou sete métodos diferentes de doping: EPO e transfusões de sangue (que aumentam a oxigenação no sangue), testosterona e HGH (para força) e tratamentos experimentais com hormônio feminino e insulina.


Fonte: UOL