quarta-feira, 14 de julho de 2010

Português Sérgio Paulinho, vencedor da décima etapa da Volta da França

O vencedor da décima etapa da Volta da França – 179 km entre Chambéry e Gap – foi o português Sérgio Paulinho (equipe RadioShack), que conquistou pela primeira vez em sua carreira uma prova da tradicional corrida do ciclismo. O luxemburguês Andy Schleck permaneceu na liderança da Volta, com a camisa amarela, ao chegar junto do pelotão mais de 14 minutos depois.

Paulinho, acostumado a ficar na sombra de seu companheiro de equipe, o heptacampeão Lance Armstrong, se aproveitou de sua nova condição para se destacar na prova, uma vez que seu ilustre comparsa já não tem mais pretensões na Volta da França 2010 – Armstrong sofreu uma queda nona etapa, que o fez entrar no limbo da competição.

“É a vitória mais importante da minha carreira. A Volta da França é a maior corrida de ciclismo do mundo, aquela que você sonha competir quando criança. Então isso é melhor que uma medalha olímpica”, comemorou Paulinho, de 30 anos.

O vencedor da décima etapa terminou o percurso em 5h10min56s, mesmo tempo do segundo colocado, o bielorrusso Vasil Kiriyenko, que chegou colado a Paulinho. O belga Dries Devenyns foi o terceiro, 1min29s atrás.

A camisa amarela permaneceu com o luxemburguês Andy Schleck, que completou a etapa junto do pelotão, 14min12s atrás de Paulinho.

Schleck é o líder geral da Volta da França, 41 segundos à frente do espanhol Alberto Contador, atual campeão da competição.

Na etapa desta quarta-feira – a última da Volta da França nos Alpes – o percurso apresentava um relevo mais suave no primeiro terço da prova. O trecho montanhoso da corrida, porém, já era introduzido por uma subida de nível 1 (o mais difícil), até o Pico de Leffrey.

Foi a partir deste trecho que um grupo de seis ciclistas passou definitivamente à frente dos demais competidores, num avanço iniciado ainda no quilômetro 30 da etapa. Neste grupo estavam o português Sérgio Paulinho, o bielorrusso Vasil Kiriyenka, os belgas Mario Aerts e Dries Devenyns e os franceses Pierre Rolland e Maxime Bouet.

No entanto, a cerca de 15 km do fim, Paulinho e Kiriyenka se distanciaram do grupo da frente e fugiram juntos para levar a disputa pela vitória para os últimos metros.

Paulinho, grudado em Kiriyenko, aguardou a última reta para atacar e ultrapassou o bielorrusso, que ainda tentou responder a poucos metros da linha de chegada. Mas o português acabou vencendo, menos de meia roda à frente de seu adversário.

A próxima etapa da Volta da França será marcada pelo retorno a um relevo mais plano. Serão 184,5 km entre Sisteron e Bourg-Lès-Valence, em prova que se passará nesta quinta-feira.


Volta da França 2010 - Resultados da décima etapa:
1. Sergio Paulinho (Portugal/RadioShack) 5h10min56s
2. Vasil Kiryienka (Belarus/Caisse d’Epargne) +0s
3. Dries Devenyns (Bélgica/Quick-Step) +1min29s
4. Pierre Rolland (França/Bbox-Bouygues) +1min29s
5. Mario Aerts (Bélgica/Omega Pharma-Lotto) +1min33s
6. Maxime Bouet (França/AG2R) +3min20s
7. Nicolas Roche (Irlanda/AG2R) +12min58s
8. Remi Pauriol (França/Cofidis) +13min57s
9. Mark Cavendish (Grã-Bretanha/HTC-Columbia) +14min19s
10. Alessandro Petacchi (Itália/Lampre) +14min19s


Volta da França 2010 - Classificação geral após dez etapas:
1. Andy Schleck (Luxemburgo/Saxo Bank) 49h00min56s
2. Alberto Contador (Espanha/Astana) +41s
3. Samuel Sanchez (Espanha/Euskaltel) +2min45s
4. Denis Menchov (Rússia/Rabobank) +2min58s
5. Jurgen Van den Broeck (Bélgica/Omega Pharma-Lotto) +3min 31s
6. Levi Leipheimer (EUA/RadioShack) +3min59s
7. Robert Gesink (Holanda/Rabobank) +4min22s
8. Luis Leon Sanchez (Espanha/Caisse d’Epargne) +4min41s
9. Joaquim Rodriguez (Espanha/Katusha) +5min08s
10. Ivan Basso (Itália/Liquigas) +5min09s