sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cavendish chega ao Tour em meio a críticas

Britânico deixa perseguição de lado e mira a camisa verde na competição francesa


Mark Cavendish (Columbia) revelou ter identificado “seis prováveis" e "nove possíveis” sprints no Tour de France 2010, onde seu principal objetivo é vestir a camisa verde.

Cavendish não deixou passar em branco as críticas sobre o acidente causado por ele no sprint final da 4ª etapa da Volta da Suíça, quando se chocou com Heinrich Haussler nos últimos metros da prova.

De acordo com informações, no último ano, o britânico não causaria esse tipo de acidente, já que chegava metros à frente dos concorrentes sem disputar “ombro a ombro” a vitória. “Quando você assiste em casa não vê o vento contrário ao seu corpo. Ninguém observa isso”, respondeu.

"OK, [na reta final], eu alterei a minha linha, mas eu não fiz de propósito", disse Cavendish. "Eu não vou dizer que eu estava correndo em linha reta ou que eu estava impecável, mas eu não acredito que seja o único culpado. Essas coisas acontecem nas provas. Levantei-me, atravessei a linha e fui para o ônibus. Eu estou feliz por não ter me machucado, e lamento por aqueles que sofreram algum dano.”

O sprinter comentou a atitude de protesto de alguns atletas. De acordo com ele, alguns poucos ciclistas se manifestaram contrários a sua presença. “Foi Thor Hushovd e mais três ciclistas. A maioria viu o protesto de forma besta e queria seguir com a competição.”

Mark Cavendish, entretanto, ressaltou que seu foco é o Tour de France. "No ano passado, fui batido duas vezes em sprints antes do Tour, por [Tyler] Farrar e Alessandro [] Petacchi, e este ano é a mesma coisa – Venci menos, mas não fui humilhado. Foram duas derrotas.”

“Estou fazendo meu trabalho para vencer no Tour de France, simples. Competi e treinei de forma ideal e planejada, agora vou buscar recolher os frutos”, finalizou.