quarta-feira, 16 de junho de 2010

Campeonato Brasiliense de Ciclismo – 2ª Etapa

Com um modelo de prova diferenciado para a 2ª etapa do brasiliense de ciclismo a configuração de prova mudou, foi imposto um tempo de 1hr30min e mais 1 volta para a Elite, os atletas mais preparados tiveram um bom propósito para demonstrar isso, o duro circuito em frente ao Quartel General de Brasília, os fortes ventos e o sol forte de meio dia selecionou bem as colocações do dia.

A equipe Unicesp, em maior número chamou a responsabilidade e ditou o ritmo da corrida do começo ao fim. Com pouco tempo de prova uma fuga com Rodrigo Morcegão (Unicesp/Neocom/J.C Gontijo), José Hélio "Bombado" (Unicesp/Neocom/J.C Gontijo) e João Schwindt (Brasplásticos/Unieuro) abriu distância do pelotão e assim permaneceu por um bom tempo, Morcego atacou a fuga e seguiu escapado na liderança, até que uma reação do pelotão neutralizou João Schwindt, Junior "Bombado" e logo mais Rodrigo Morcegão, deixando o pelotão compacto novamente.

A partir de então vários ataques endureceram mais ainda a prova, mas a prova se definiu com um forte ataque de Aílton Barros (Unicesp/Neocom/J.C Gontijo), que acompanhado de Luciano Mineiro (Unicesp/Neocom/J.C Gontijo), abriram distância e assim permanecerem até o final da corrida.

No pelotão a briga pareceu tomar outros rumos, apesar da equipe Leão Bikes trabalhar em alto nível com Flávio Aranha em favorecimento a André Choquito (Leão Bikes) outros atletas não faziam o mesmo e pareciam querer uma briga particular com o pelotão, Gustavo de Goiânia (Clube Fernandes de Ciclismo) e outro atleta também de Goiânia atacavam a todo o momento, mas sem sucesso, a equipe Brasplásticos/Unieuro não entrou em sincronia, AAZ não parecia uma equipe, atletas avulsos nada podiam fazer, resultado, vários abandonos de todos os lados. Com isso a Unicesp aproveitava o espaço concedido.

Com uma fuga definida a frente outras fugas começaram a ser construídas, Alan Clécio (Unicesp/Neocom/J.C Gontijo) e Rafael Madeira (AAZ Racing Team) protagonizaram uma perigosa fuga a pouco do fim, atrás da fuga de líderes. A dupla permaneceu escapada por um bom tempo, mas também foi neutralizada pelo então pequeno pelotão que ainda permanecia ativo na disputa.

Nos momentos finais da prova, a fuga líder do dia estava definida e venceu a etapa, Aílton Barros cruzou a linha de chegada em primeiro, Luciano Mineiro fechou o dia na segunda colocação. No pelotão, que apesar das inúmeras tentativas de fuga ficou mesmo compacto prevaleceu à força e a experiência de Rodrigo Morcegão, bateu o sprint e garantiu a terceira colocação, João Schwindt e André Choquito foram 4º e 5º, respectivamente. José Hélio "Bombado" que havia vencido a primeira etapa e liderava o campeonato concluiu a etapa na 6º colocação.

Em breve resultados completos e fotos

Fonte: Ciclismo Brasil