segunda-feira, 24 de maio de 2010

1ª Etapa - Campeonato Brasiliense de Ciclismo



O brasiliense José Hélio "Júnior Bombado" (Unicesp/Neocom/JC Gontijo) que neste domingo completa 32 anos foi vencedor da 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Ciclismo, disputado no circuito do Sudoeste, em Brasília-DF. O atleta venceu a disputa do sprint com Carlos Taguá (Braspláasticos/Unieuro) em disputa com um pelotão quebrado.

A prova iniciou com uma nova cara, atletas que geralmente corriam Máster A e B partiram para a disputa na Elite, a equipe AAZ Racing Team integrada por Kenny de Souza, Juliano Montandon, Vinicius Lima, Léo Landim e Abraão Azevedo (que corre pela equipe profissional de mountain bike Kona/Fox/Levorin/Green’s, mas participa e orienta os atletas da equipe que levam seu nome), atletas da Unieuro/Brasplásticos, com João Schwindt, Robson Gonçalves, Carlos Taguá atingos Másters também correram Elite, fora outros nomes que há tempos não se via em corridas e reapareceram em grande estilo, como André Choquito (Leão Bikes) conquistando a terceira colocação e Ernestino de Anápolis, grande atleta da região.

Uma prova com várias fugas em grande número, e que a todo o momento se alternava com mudanças de atletas na ponta, no final da prova uma fuga de José Hélio e Abraão Azevedo parecia definir as primeiras colocações, mas logo passou a ser acompanhada por Carlos Taguá, André Choquito, Aíton Barros e vários outros. Apesar de o pelotão estar bem próximo o grupo não foi alcançado e partiu para a definição destacado do pelotão principal. Carlos Taguá arrancou forte e só foi acompanhado por José Hélio, que no momento certo avançou e venceu a corrida, em terceiro André Choquito fez um bom sprint e garantiu a colocação, Abraão Azevedo e Aílton Barros foram 4º e 5º respectivamente. No pelotão Leonardo Landim venceu a chegada.

José Hélio venceu a prova com méritos, atacou do começo ao fim, fez parte de praticamente todas as fugas, saiu em fugas solitárias, em dupla e no fim ainda concluiu a prova na primeira colocação, parabéns a José Hélio, pelo seu aniversário e pela sua atuação na prova!

Da esquerda para a Direita, Aílton 5º, Carlos Taguá 2º, José Hélio 1º, André Choquito 3º e Abraão Azevedo 4º.... aí sim, só fera no pódio.

Máster A

Dobradinha na Máster A, o vitorioso do dia foi o ciclista Wander Vieira (Ciclo Race), que após saltar em uma fuga de dois ciclistas que perseguiam seu companheiro de equipe Bruno Sabóia, até então líder na prova, atacou a dupla quando oportuno passou a fazer companhia a Bruno Sabóia e não deu chances para o pelotão, venceu a prova com larga vantagem, Bruno Sabóia foi o segundo.

Com um número reduzido de atletas, cerca de vinte ciclistas a prova teve uma duração de cinqüenta minutos e uma boa disputa. Atletas como Marconi Cabeleira (Ciclo Race), Hélder Fernandes (Lazzaretti), Silas Antônio (Leão Bikes), Alexandre, Deusimar Alves (Unicesp/Neocom/J.C Gontijo), Fabiano Barboza (Lazzaretti) e outros fomentaram a disputa na competição.

A equipe com maior número de atletas presente foi a equipe Ciclo Race e usou muito bem a arma que tinha, atacou em vários momentos e colocou três atletas no pódio, de cinco. A fuga decisiva do dia foi a de Wander e Bruno, que decidiram as duas primeiras colocações. A terceira colocação foi conquistada pelo atleta da Unicesp (nome a confirmar), seguido por Fabiano Barboza e Marconi Cabeleira, todos disputando um sprint com o pelotão já dividido.



Máster B

Na Máster B mais uma dobradinha da equipe Ciclo Race, Beto França foi o vencedor do dia, Rodrigo Braga "O Rodrigão" foi o segundo. A prova começou em ritmo frenético, Fábio Pisquila (Ciclo Race) já largou atacando, em seguida o grupo sofreu a emendada de Rodrigão, que colocou o pelotão em maus lençóis para neutralizá-lo. Após o grupo chegar a Rodrigão foi à vez de Beto França atacar e não ser acompanhado por ninguém.

Mais uma vez o pelotão pecou e se desgastou atrás de Beto, momento em que Rodrigão recuperado saltou no líder formando a fuga da dupla vencedora do dia. O grupo ainda sofreu uma perseguição implacável de Orivaldo Coutinho, acompanhado pelo Ciclo Race Paulo Paulada, mas sem sucesso foram alcançados pelo pelotão. Com um forte pelotão, mas desorganizado restou à disputa pela terceira colocação, no sprint é claro.

Com a fuga definida, Beto França venceu a prova, Rodrigão chegou junto com ele na segunda colocação. Para a disputa do terceiro colocado vários atletas cotados para o lugar no pódio, Paulada que seria um deles ficou de fora no último momento com um pneu furado, portanto, Paulo de Tarso (Equipe Marcelo Rocha) não desperdiçou a chance e bateu a chegada no pelotão, em seguida chegou um atleta Lazzaretti (nome a confirmar), o quinto também está em aberto (nome a confirmar) e logo divulgaremos.

Outras categorias divulgaremos os resultados assim que a organização de prova disponibilizar.


Fonte: Gustavo Cabral (Ciclismo Brasil)